Cinema nas Escolas


Levar o cinema brasileiro à comunidade boavistense foi uma das missões de nossa equipe.  Organizamos várias sessões de cinema nas escolas estaduais e municipais de Boa Vista do Ramos, com a projeção de desenhos animados com temática ambiental e também com sessões de cineclube, nas quais apresentamos dezenas de curtas-metragens nacionais, fomentando essa atividade no município.




As sessões dos desenhos animados ambientais (longas-metragens) ficaram a cargo da equipe de alunos de Ciências Biológicas, orientados pela professora Cibele Pimenta (UnU Quirinópolis) e foram realizadas nas Escolas Estaduais Maria Izabel dos Santos e Darcy Michiles, além da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, localizada na Comunidade da República de São Benedito.

Enquanto isso, a turma de alunos do curso de Comunicação Social – Audiovisual da UEG, cuidava de realizar algumas sessões de cineclube pela comunidade, alcançando também alunos e professores das escolas locais. A experiência prévia de nossos alunos com o Cineclube Laranjeiras, que há alguns anos atua em Goiânia, foi fundamental para o desenvolvimento adequado dessa atividade. A maioria das sessões de cineclube teve na platéia a participação de pessoas que nunca haviam tido contato com este formato de filme de curta duração, que cativou os boavistenses. Muitos dos fãs de cinema que encontramos pelo caminho não tinham qualquer possibilidade de acesso ao material exibido, pois a cidade não conta com uma sala de cinema, tão pouco com cineclubes ou festivais. Os debates dos curtas-metragens nacionais exibidos (dos gêneros ficção, documentário e animação) foram alimentados pelos alunos Patrícia Guedes e David Barros, e ocorreram nas Escolas Estaduais Maria Izabel dos Santos e Darcy Michiles.

Para encerrar o ciclo de atividades de exibição de filmes em Boa Vista do Ramos, os alunos Maurélio Toscano e Adriano Venâncio ministraram a Oficina de Cineclubismo na Escola Estadual Amazonino Mendes, com a presença de mais de 40 alunos e professores do período noturno. A sessão de curtas-metragens foi um sucesso, agradando em cheio aos participantes. A professora Marluza Jesus Soares, que atua como pedagoga concursada e leciona também na Escola Estadual Senador José Esteves, demonstrou interesse em dar continuidade à atividade cineclubista em Boa Vista do Ramos e se comprometeu a criar e tocar o cineclube local, com a ajuda de amigos. Para ela, nossos aplausos e apoio constante, pois queremos mais é que BVR esteja cada vez mais próxima do cinema brasileiro.

Veja mais fotos destas atividades: