Oficinas


Uma das oficinas que mais se destacaram no Projeto Rondon em Boa Vista do Ramos foi a Oficina de Teatro – Jogos Teatrais, ministrada pelos alunos David Barros e Patrícia Guedes, do curso de Comunicação Social – Audiovisual da UEG (UnU Goiânia – Laranjeiras).  Apoiada nos jogos teatrais recomendados por Augusto Boal, a Oficina de Teatro representou um desafio para os dois acadêmicos, que são também alunos do curso de teatro oferecido pelo CEP Basileu Toledo França, em Goiânia. Esta oficina aconteceu nas Escolas Estaduais Darcy Michiles e Amazonino Mendes, sendo repetida para três turmas diferentes de adolescentes assistidos pelo Programa Pró-Jovem, que em Boa Vista do Ramos é responsabilidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da Prefeitura Municipal.




Outra oficina conduzida pelos alunos David Rodrigues Barros e Patrícia Guedes foi a Oficina de Contação de Histórias e Estímulo à Leitura, realizada na Biblioteca Pública Municipal Padre Gabriel Módica, no dia 19 de julho, nos turnos da manhã e da tarde, envolvendo a participação de alunos e professores da Escola Municipal Norma Silva. Nesta oficina, além das histórias contadas pelos rondonistas, que foram pesquisadas nos livros encontrados na biblioteca, as crianças participantes também foram estimuladas a contar suas próprias histórias. A turma do período vespertino pode ainda conhecer as histórias do escritor indígena maraguá Roni Wasiry Guará. Ele mostrou alguns de seus livros e contou a lenda que explica como a onça adquiriu suas pintas ao enfrentar o fogo. Ao término da oficina, Roni ainda organizou uma dança indígena com as crianças e rondonistas presentes ao recinto.




A Oficina de Fotografia e de Vídeo com mídias portáteis foi ministrada aos estudantes das Escolas Estaduais Darcy Michiles, Maria Izabel dos Santos e Amazonino Mendes, também pelos alunos David Barros e Patrícia Guedes. No sábado, dia 16 de julho, foram os acadêmicos Adriano Venâncio e Maurélio Toscano que ministraram a Oficina, desta vez oferecida no Centro Comunitário da República de São Benedito, uma das comunidades visitadas pela equipe do Projeto Rondon em BVR.




A pedido dos docentes de Boa Vista do Ramos, realizamos também a capacitação de professores para o uso de datashow, câmeras fotográficas e de vídeo, através de um breve curso que foi ministrado em duas escolas estaduais situadas na sede do município, Darcy Michiles e Maria Izabel dos Santos. Todos os alunos do curso de Comunicação Social – Audiovisual participaram do curso como ministrantes, ajudando a melhorar o desempenho destes professores em sala de aula, quando o assunto é o uso de recursos tecnológicos.




Além dos cursos acima relacionados, foram ministrados ainda pela equipe da UEG as seguintes  oficinas: Oficina de Produção de Documentários em Vídeo Digital, sob a responsabilidade do aluno Maurélio Toscano e assistência do aluno Adriano Venâncio (veja mais em Boiúna.doc); Oficina de Cineclubismo, sob a responsabilidade dos mesmos alunos, na Escola Estadual Amazonino Mendes (veja mais em Cinema nas Escolas);  e o curso de Capacitação de Professores para Uso dos Equipamentos e Materiais do Laboratório de Ciências da Escola Estadual Maria Izabel dos Santos (veja mais em Laboratório de Ciências). A equipe de acadêmicos do curso de Ciências Biológicas (UnU Quirinópolis) ministrou ainda outras duas oficinas na Escola Estadual Amazonino Mendes: uma de Pintura e outra de Confecção de Biojóias.


Veja fotos das Oficinas de Teatro:






















Veja fotos da Oficina de Contação de Histórias, com a participação do escritor indígena Roni Wasiry Guará:












Veja fotos das Oficinas de Fotografia e Vídeo com mídias portáteis:


































Veja fotos do Curso de Capacitação de Professores para Uso de Recursos Tecnológicos em Sala de Aula: